Mala Branca

Imagine que você é um jogador de futebol de um time mediano em um campeonato de pontos corridos. O fim da temporada está próximo e a sua equipe fez o suficiente para não correr riscos de rebaixamento, mas também não tem mais chance alguma de conseguir ser campeão ou ao menos de brigar por uma vaga em uma competição internacional.

Agora se imagine como um cartola, um dirigente de um grande e rico clube. Esse clube é tradicionalíssimo, mas já amarga um jejum de títulos ao qual sua torcida não está acostumada. O campeonato chegando ao fim e sua equipe na vice-liderança, dependendo de um tropeço do líder para continuar pensando no caneco.

O que esses dois casos têm em comum? Continuando o exercício, e se o jogo do líder do campeonato que o dirigente rico quer ganhar é justamente contra o time do desmotivado jogador acima? Provavelmente o dirigente do vice-líder deseja mais que o time mediano vença esta partida do que os próprios jogadores daquele time sem pretensões.

E como mudar a mentalidade dos jogadores que não ambicionam mais do que cumprir tabela? Com a mola que move o mundo! Se o jogo não vale o campeonato pra eles, que valha uma graninha pelo menos.

Essa história de um clube oferecer dinheiro para motivar jogadores de outra equipe para um jogo contra seu adversário direto é conhecida aqui no Brasil como mala-preta e é tratada como corrupção pela imprensa daqui.

Na Espanha, onde a mala-preta se chama Prima, aconteceu nessa rodada de Real Sociedad, Betis e Levante fazerem uma vaquinha para oferecer um prêmio aos jogadores do Mallorca em caso de vitória sobre o Athletic Bilbao, oponente dos outros três na disputa contra o rebaixamento. E isso foi divulgado abertamente por lá, sem o menor pudor.

Particularmente, eu sou a favor da mala-preta. Claro que não oferecendo dinheiro por derrota, desviando o principal objetivo do jogo; ou como no folclórico episódio do juiz que, ao ser perguntado sobre qual equipe deveria cobrar um arremesso lateral, respondeu apressadamente: “Vamo que é nossa!”. Mas se de qualquer forma na disputa o que vale é a vitória, que mal tem se ela vier premiada por uma bonificação extra?

A título de informação: o Mallorca tomou 2 a 0 do Athletic Bilbao, e os três ameaçados puderam guardar La Prima para a próxima rodada.

Com vocês, futebol:

9 comentários sobre “Mala Branca

  1. Eu não concordo. Não concordo com o bicho para os jogadores também, do tipo “Se vocês ganharem tal título, receberão tanto de dinheiro”.Afinal, eles já ganham dinheiro demais, e deviam fazer no mínimo a obrigação (ou seja, jogar com vontade TODAS as partidas). É por isso que tem cada vez mais Ronaldinhos e Ronaldos no mundo futebolístico.

    Curtir

  2. Eu concórdo com o Andre em parte…Mas penso que se faz o que quiser com o dinheiro, e se for um prêmio por vitória blz…só não concórdo com prêmio por derrota….ah…e também acho que tinha de ter uma pesquisa entre os sócios do clube para saber se eles concórdam…hehehehheeé verdade…eles sustentam os clubes…abraço….Faloooooooooooow.

    Curtir

  3. Nem todo jogador ganha bem, alias a minoria. Claro que o dinheiro seria mais bem gasto em contratações, mas mala preta nao é um metodo ilícito, se tu parte do princípio que pode fazer o que quiser com a tua grana.E Leandro, acho que isso é o tal Joga Bonito da Nike

    Curtir

  4. [Joga Bonito]³ – só tem os penaltis? Podia ter o jogo completo.E quanto à mala preta:“se tu parte do princípio que pode fazer o que quiser com a tua grana”Se for assim, então pagar um time pra que ele perca é o mesmo que pagar pra que ele ganhe… Acho que as implicações morais são as mesmas.

    Curtir

  5. definitivamente eu discordo!!!pq a moral do futebol…com ou sem motivações adicionais….é que um time vença ou tente vencer o outro…logo pagar para alguém perder é completamente diferente do que pagar para ganhar…as implicações morais são completamente diferentes…abraço…Falooooooooooow.

    Curtir

  6. Ninguém pode fazer o que quiser com seu dinheiro. Fosse assim, eu poderia comprar drogas ou mandar matar pessoas. Há leis que regem o mercado (ou deveriam haver) e deve haver leis para regular o uso de mala-preta no futebol (ou deveriam haver).Agora, convenhamos: se tu pudesse fazer o que tu quisesse com a tua grana, bem que podiam ter pago as gostosas pra cobrar penaltis usando roupa nenhuma!

    Curtir

Deixe um comentário