Gênero, número e grau

Para vender melhor seus filmes, Hollywood criou diversas categorias, através das quais direciona a narrativa para um determinado público-alvo. E, assim como nas agências de publicidade, um documento circula pelos diretores para que realizem perfeitamente aquilo que o cliente – no caso, o produtor – deseja.

Esse documento é chamado de briefing, e eis aqui, com exclusividade, alguns deles:

Comédias Românticas
Precisamos de dois protagonistas que se amem, mas que sejam separados por eventualidades do destino. Piadas envolvendo cachorros, velhinhas e, principalmente, tombos físicos são bem-vindas. É essencial que, no momento do beijo final, alguém esteja presenciando a cena para aplaudir.

Suspense
Precisamos de uma reviravolta que não tenha absolutamente nada a ver com a trama, trilha sonora que ensurdeça o espectador nos momentos “tensos” e, o mais importante, um drama raso e superficial para o protagonista (de preferência algum trauma).

Terror
Precisamos de sangue falso. Aliás, metade do orçamento vai para sangue falso e objetos cortantes. É imperativo que uma das atrizes seja loira, esteja em plena forma física e não se importe de mostrar “o que o povo gosta” frente às câmeras.

Ação
Precisamos de Denzel Washington. Além disso, serão necessários planos rápidos, edição frenética, câmera tremendo e fotografia um pouco granulada (para trazer um pouco de realismo ao filme, já que esse ajdetivo de forma alguma irá se aplicar ao roteiro). Se tiver alguma dúvida, favor ter uma conversa com Tony Scott.

Drama
Precisamos de uma atriz oscarizada que tenha uma cena de choro.

Comédias Adolescentes
Precisamos associar tudo à sexo ou preocupações sexuais. Pricipalmente cachorros, velhinhos e comidas.

Filmes Independentes
Precisamos contar uma trama sem graça nenhuma, de uma forma extremamente monótona, utilizando atores desconhecidos e estampando o logotipo dos festivais de Sundance e Cannes no cartaz.

Anúncios

6 comentários sobre “Gênero, número e grau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s